sábado, março 05, 2005

Dias de pedra. Fria




Por vezes dizem-me para escrever uma coisa bonita. Que raio é uma coisa bonita? Alguém sabe? Eu não.Posso escrever sobre o amor que se tem e o que se dá. Sobre as boas e as más surpresas que o(s) amor(es) trazem à nossa vida. Sobre a indiferença que cresce e a monotonia. Sobre os assuntos mais que esgotados: saudade, ausência, espera, doação de corpos, almas, sei lá que mais. Até posso escrever sobre política (mas isso não seria bonito, de certeza).
Estou farta de tudo isso. Não quero escrever coisas bonitas nem feias. Hoje nem quero escrever. Quero apagar todas as palavras que me escorrem dos dedos. Quero fazer desaparecer todas as parvoíces que disse, todos os “poemas” que fiz, todas as frases que por aqui foram ficando. Saíram de mim mas não as consigo ler. Agridem-me como corpos estranhos gerados na minha alma. Hoje sinto-me feita de pedra fria. Sinto-mo em greve de emoções. Porque as que tenho estão a banalizar-se, a cristalizar em formas que não são minhas. Deviam vender-se emoções frescas. Novas. Vibrantes e límpidas. Que, ao repetir-se, conseguissem ser sempre diferentes. Não há na loja? Na vida também não.
Nestes dias em que a alma petrifica e gela, dou por mim a escrever linhas seguidas de grossas asneiras, só para ter a certeza de que não estou a escrever nada “bonito”. Nunca, mas nunca me digam para fazer seja o que for “bonito”! Talvez, na verdade, nunca me digam “faz isto ou faz aquilo”. Eu raramente faço o que me dizem e, se o faço, contrariando-me, algo dentro de mim fica a germinar e lenta, lentamente, cristaliza sentimentos que ferem como lâminas de gelo. Ou de pedra. Fria.

25 Comentaram:

Blogger Unknown disse...

Concordo contigo. Alguma vez havia de ser :P . Nem tudo é bonito cheio de enfeites e florinhas e a nossa disposição nem sempre é essa. Se calhar a maior parte do tempo náo é, dfinitivamente, essa. Por isso quando não te apetecer escrever "bonito" não o faças. Escreve feio e bruto e duro. bjks

11:03 da manhã  
Blogger wind disse...

Apesar de nem tudo ser bonito , este teu texto está bonito:-)Muitos beijos amiga e começaste muito bem. :)***

3:34 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Descobri agora este teu novo cantinho. E gostei muito! Mais uma beijoca :)

3:35 da tarde  
Blogger Daniel Aladiah disse...

Olá, Lique
Imagino o que aconteceria se te pedissem que escrevesses coisas feias...
Um beijo
Daniel

5:25 da tarde  
Blogger Henrique Dória disse...

Não escreves bonito. Escreves com o teu coração, e o teu coração é lindo. Beijos.

10:03 da tarde  
Blogger lique disse...

>>ognid: talvez este espaço possa servir para escrever feio e bruto. Sei lá... a pouco e pouco, alguma coisa há-de aparecer! :)

>>Wind: Obrigada. Sempre presente, tu. É bom saber-te aqui.

>>cinda: olá, amiga! Tens mais um espaço onde me podes encontrar. Aparece sempre.

>>desaracomamor: ai, tu descobres-me sempre! :) E ainda bem. Gosto de te ver por aqui. Ainda não sei bem o que vai ser este espaço. Talvez mais meu do que o outro... Veremos. Volta sempre, amiga.

>>daniel: bom ver-te por aqui! Se me pedissem isso, se calhar escrevia mesmo! :)

>>encandescente: e tu sabes isso bem! A tua escrita é das mais inteiras que conheço. Nunca tiveste medo de "chamar os bois pelos nomes". Obrigada pela tua presença aqui.

Beijinhos e abraços a todos

10:13 da tarde  
Blogger lique disse...

>>Henrique: obrigada. Um beijo para ti

10:15 da tarde  
Blogger Luís Filipe C.T.Coutinho disse...

Nem tudo é perfeito. Por vezes não nos apetece mostrar as coisas como são, e as emoções nem sempre estão em saldo. Devia existir uma loja onde os sentimentos estivessem a preço de oferta...

beijos e muito obrigado pelo comentário

10:47 da tarde  
Blogger TCA disse...

e se assim te sentes assim escreves! q a alma n é de aluguer.

11:33 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Olá!!! Cá vim eu parar por intermédio do teu comentário deixado no Ognid... Por cá passarei e por lá estarei. Como sempre! Boa semana mais uma vez! **M.P.

11:46 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Como entendo o que acabas de escrever! Dias há em que apenas subsiste um enorme tédio, um cansaço de lábios mordendo o cigarro... por tudo o que somos, tudo o que não somos... por tudo o que os outros esperam de nós...
Uma gaita, isto!
Bjks, penso que sabes quem eu sou.
Capela das artes

8:58 da manhã  
Blogger Conceição Paulino disse...

Conheço bem as sensações de k falas. Correndo por dentro de nós. Só k amim, são farpas de gelo! E como doem. Fazer o k outros querem esperam de nós dá smp um resultado destrutivo. É uma chatice, mas é assim. Boa semana. Bjs e ;)

9:06 da manhã  
Blogger lique disse...

>>contador de histórias: obrigada por teres vindo aqui, também. Não me agradeças o comentário, eu gostei mesmo!

>>tca: olá, artista! Não, de facto a alma não é de aluguer. E por vezes há que deixar sair tudo o que está cá dentro, mesmo.

>>M.P. amiga, e eu feliz por te ter aqui! Volta sempre.

>>Capela das artes (?): Poderias deixar o link? Posso tentar adivinhar mas é difícil. :)

>>tmara: pois é! Há sempre uma sensação de estranheza interior quando fazemos o que não queremos. Bem vinda por aqui também.

Beijinhos e abraços a todos

1:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

há uma diferença assinável entre "escrever bonito" e escrever "coisas bonitas"! gosto de coisas bonitas em ... prosa e em verso! a beleza não contraria a autencidade, antes a pressupõe!

mesmo correndo o risco de contrariar a autora, atrevo-me afirmar que este texto está muito bonito... rsss

beijos

2:56 da tarde  
Blogger lique disse...

>>anónimo do último comentário: acho que sei quem és e posso responder-te. De facto,escrever bonito e escrever coisas bonitas são coisas diferenres. Provavelmente, eu não gosto mesmo é que me digam para fazer seja o que fôr. Há gente assim, que queres? :) Beijos

6:44 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Descobri-te de novo. Renovada. Com uma imagem linda. Sem ser fria.. eu senti o calor do teu coração. Um beijo
LolaViola

9:29 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Descobri-te de novo. Renovada. Com uma imagem linda. Sem ser fria.. eu senti o calor do teu coração. Um beijo
LolaViola

9:29 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Descobri-te de novo. Renovada. Com uma imagem linda. Sem ser fria.. eu senti o calor do teu coração. Um beijo
LolaViola

9:29 da tarde  
Blogger Laura Antunes disse...

Feliz por ter descoberto este espaço e te ter lido. Feio ou bonito vem de ti e eu gosto e muito !!! Abraço Laura

12:46 da manhã  
Blogger SL disse...

Não conhecia esse teu novo cantinho mas gostei muito. Olha, FELIZ DIA DA MULHER!
Parabéns pela mulher e escritora que tu és...
Jinhos

7:49 da tarde  
Blogger lique disse...

>>lola: estou feliz de te ver por aqui :) Volta sempre. É mais uma casa de porta aberta.

>>laura antunes: prazer em receber-te aqui. E obrigada pelas tuas palavras.

>>frog: obrigada, amigo. Volta sempre aqui ou lá !:)

>>Blue: minha linda, tão bom ter-te aqui! E tu o que és senão uma escritora de mão cheia?

Beijinhos e abraços para todos

9:29 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Fiquei a pensar o que seria escrever coisas bonitas...Pedir a alguém que escreva "coisas bonitas" é quase como dizer a um actor para "ser natural" - não faz sentido!
Eu ando falha de ideias, às vezes gostava que alguém me desse um mote para eu seguir na escrita. É que, quando se está trise por um motivo específico temos a propensão de escrever sobre esse assunto, qualquer que seja o ponto de partida.
Enfim, parabéns por mais este cantinho e obrigada por me teres franqueado a entrada :-)

12:45 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Mas conseguiste criar a beleza das palavras que saiem de ti. Porque são verdadeiras. Não são de encomenda feita. Sinceras. Como eu gosto. Um abraço e, desculpa a invasão... :-)

4:48 da tarde  
Blogger sotavento disse...

Há uma parte do teu texto que me fez lembrar uma sensação que me assalta muitas vezes - às vezes, as memórias do meu passado parecem-me vidas de outras pessoas, que não eu, ou filmes - assim como os teus textos!... :)

11:36 da tarde  
Blogger lique disse...

>>Dora: também acho que não faz muito sentido. O que se escreve tem que estar de acordo com o que sentimos

>>Menina marota: obrigada e não há invasão nenhuma a desculpar. Tu até estás linkada desde o princípio :)

>>sotavento: essa sensação de estranheza em relação a situaçóes que vivemos é comum. Espectadores de nós.

9:21 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home