sábado, março 12, 2005

The dark side of the force





“Use the force, Luke!” Quantas vezes digo isto por brincadeira, quando quero transmitir a alguém que, para atingir algo, tem que usar a sua capacidade, aquela que é a sua verdadeira força e que, por vezes, está escondida!
Todos aqui tentamos “usar a força”. Sendo que esta força existe, não só em nós, mas nas poderosas ferramentas de comunicação que nos são disponibilizadas. A intrincada teia que é o mundo dos blogues e a incrível facilidade de alcançar outras pessoas que o msn nos dá, colocam nas nossas mãos uma verdadeira força que a maior parte utiliza para se divertir, escapar a um quotidiano cinzento, relaxar ou, em bastantes casos, simplesmente divulgar o seu talento e ter o feedback que precisa ter. Estamos a falar do lado bom da força em que podemos ser Luke Skywalker, princesa Leia, Obi-Wan Kenobi ou até um daqueles incríveis e deliciosos robots.
Mas existe um lado negro. A utilização obsessiva dessas mesmas ferramentas e a terrível “lente de aumentar” que é a net provocam estranhos fenómenos que também existem no mundo real mas não com a rapidez e intensidade dramática com que acontecem aqui. Falo da facilidade com que “amizades” que se diziam indestrutíveis se tornam em pouco tempo em razões de agressividade descontrolada. Falo da utilização dos blogues, não como o instrumento de prazer e diversão que deveriam ser, mas como uma ferramenta de ameaça, chantagem e agressão. Falo da forma como as pessoas se “auto-flagelam” com o msn, tentando saber quem o bloqueia e dando a esse facto as mais extravagantes interpretações, entrando em “parafuso” porque este ou aquela estão on-line e não os chamam, etc.
O lado negro existe. Talvez porque as pessoas que estão por detrás do ecran do PC tenham esse lado negro dentro delas. A net só o potencia, fazendo por vezes esquecer que existem amizades reais, bem verdadeiras, bem comprovadas. O que me espanta é a facilidade com que essas amizades se destroem. A solidão, o desequilíbrio, a obsessão fazem surgir os Darth Vader deste mundo virtual.
Eu precisei escrever isto. Sem que nada disto se tenha passado comigo directamente. Raramente uso o msn. Não costumo agredir ninguém no meu blogue nem deixar agredir. As pessoas que considero amigas têm-no sido, sem excepção. Mas parece que este blogue nasceu para escrever aqui aquilo que me incomoda no dia a dia. Será?

Usem a força. Atinjam os objectivos a que se propuseram. Divirtam-se. Mas não se deixem atrair pelo “dark side”. Do outro lado, estão pessoas.

15 Comentaram:

Blogger bertus disse...

Princesa Leia:

Li a sua cartinha cujo início me pereceu endereçada a mim e só depois percebi que era "uma imagem" que a princesa queria deixar passar a quem pelo espaço estelar-virtual viaja.
Estou absolutamente de acordo com o conteúdo e percebo as suas preocupações...que são igualmente as minhas.
Mas, querida princesa, sabeis tão bem como eu, que quanto mais as tecnologias se aprimoram menos o homem as utiliza de acordo com os principios da sã convivência...pior ainda quando não se necessita de dar a cara. É lamentável (hoje, é a segunda vez que utilizo este adjectivo...)mas estamos apenas a constatar que o virtual não é diferente do real, não é verdade?
Pois também não é verdade que no real as amizades de conveniência não são o pão nosso de cada dia?! Que os medos, os receios e outras coisas mais do quotidiano, aqui assumam as vestes do fantástico porque "se pode dizer mais" que falando olhos nos olhos?
Princesa: a vida é (está) assim e ainda não é com esta geração de guerreiros que veremos a luz ao fundo deste buraco negro.
Mas tal como a nossa (real) amizade haverá de perdurar para sempre, também a esperança em dias melhores se há-de extinguir.
A força esteja consigo Princesa Leia.

Beijos do Luke.

3:42 da tarde  
Blogger bertus disse...

"...também a esperança em dias melhores, não se há-de extinguir"

Assim é que está certo!

3:44 da tarde  
Blogger Daniel Aladiah disse...

Querida Lique
Subscrevo inteiramente o teu magnífico texto. May the force be with you.
Um beijo
Daniel

5:38 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Neste mundo virtual há Darth Vaders que comandam "naves" tentando compensar as suas imensas frustrações através da caça de "troféus" para exibição. E que, quando os "troféus" preferem não ser exibidos, usados, tentando todos os meios, todos mesmo, para os destruir. Nem os que os levantaram do chão escapam a essa sede. Depois, não saciados, seguem em busca da próxima presa usando, como sempre, as armas da falsidade. E assim vai esta nave de loucos.

5:59 da tarde  
Blogger sotavento disse...

Ora bem, o mundo em miniatura (não deveria ser ao contrário?!...)
E os mais velhos deveriam alertar os mais novos para os perigos da net (para tal, devem conhecê-los) ou será que é ao contrário?!...

Há que ser intuitivo q.b., sensível q.b., compreensivo q.b. e não esquecer que virtual e real têm um fosso de intervalo mas, às vezes, um linha tão ténue!... :)

8:30 da tarde  
Blogger lobices disse...

...que bom ter mais uma casinha para se visitar... :) **

8:57 da tarde  
Blogger Ana disse...

Obrigada pelo convite para a nova casa. O tema que trazes é importante falar dele. A agressividade nunca a senti,tenho tido a sorte de encontrar respeito pelas minhas opiniões, e até palavras de estímulo. Mas reconheço que este é um mundo diferente em que a rapidez e a facilidade de contactos é muito superior à da vida normal. Isto terá, sem dúvida, vantagens , mas também inconvenientes, e há necessidade de estar atento ao lado negro de que falas.
De qualquer modo, parabéns e felicidades para o teu novo espaço.
Um beijo.

1:48 da manhã  
Blogger Menina Marota disse...

Li o teu texto com atenção. Bem... leio sempre tudo com atenção, mas este em especial, li-o ainda mais.

Porque me trouxe à memória recordações, muito recentes...

Já tive, esse tipo de experiência, noutros locais da net... mais, propriamente em Fóruns.

Locais, que me trouxeram muita alegria, mas também, muita tristeza... muita dor...

Dor, de ver seres humanos, a achincalhar outros seres humanos.

Dor, por ver sentimentos humanos, serem amesquinhados, brutalizados, maltratados, por vezes, perante a passividade e indiferença de outros seres humanos.

Deixei os fóruns, porque não aguentava mais aquele tipo de situação.

Porque entrei em "guerra aberta" com "pessoas" que nem conhecia, para defender outras pessoas que também não conhecia.

Porque sempre defendi, que atrás de um nik, se encontra um ser humano, que deve ser respeitado.

Isso trouxe-me dissabores.

Por isso deixei os fóruns. Pelo menos com nik registado.

A necessidade de escrever, levou-me a criar um blog.

E, por casualidade, nem percebi bem porquê, porque era uma desconhecida aqui (acho eu...)alguém se lembrou de me colocar a votos.

Aderi à brincadeira, porque sou uma pessoa alegre e positiva.

Errei.

Logo a seguir a minha caixa de e-mail, foi inundada de mensagens o mais insensatas (para não lhes chamar outro nome...)possiveis de imaginar.

Deixei a brincadeira, não me interessa concursos. Sou quem sou.

E, agora leio este teu texto...

Muito a propósito...

Hoje é dia de confissões...

Já estive no confessionário de um padre e, agora aqui...

Já chorei com um poema da Blue...

Faz bem à alma...

E, hoje é domingo... e, hoje, como de resto, em todos os outros dias da minha vida, continuo seguindo o meu rumo, porque “Use the force, Luke!” atribui-se a mim... mas, de uma forma inimaginável...para além daquilo que eu própria algum dia pude sonhar...

Um abraço para ti e o meu sorriso, que esse, ninguém me pode tirar.

;-)
http://eternamentemenina.blogs.sapo.pt/

1:32 da tarde  
Blogger VdeAlmeida disse...

Tens toda a razão no que dizes, Lique. Por isso, quase deixei de utilisar o MSN.
No MSN constroem-se vidas paralelas, artificiais.

Gostei da tua nova casinha (parece que combinámos, mas não, eheheh)
Oxalá tenhas nela toda a felicidade e que continues sempre connosco.
Beijos

4:35 da tarde  
Blogger Jorge Castro (OrCa) disse...

Tu, de novo! Olá.
Tive de me afastar um pouco deste mundo, por razões que nada têm a ver com ele, daí só agora saber desta tua nova casa.

Também penso que este "mundo" não é substancialmente diferente do real. Aqui talvez a maior parte tenda a sobrevalorizar a sedução - sob vários aspectos - ao abrigo (cómodo) do anonimato. É difícil divisar alguma verruga na cara do nosso interlocutor e, de uma forma ou de outra, todos nós estamos conscientes disso e "servimo-nos" disso.

Já falámos deste aspecto, não? E também procuramos o eco da nossa voz, claro.

Claro também que os lados escuros de cada um não são filtrados de todo apenas porque este meio de comunicação é diverso. Talvez apenas o tempo e/ou o espaço divirjam, em relação à vida "lá fora". De resto, cada um é como é, por entre a infinita paleta de cinzentos que vai do preto ao branco e assim se vai manifestando no dia a dia.

Pela parte que me toca, vou procurando o lado mais positivo desta forma de comunicação, quer enquanto emissor, quer como receptor.

"Doentes" há em toda a parte. Mas desses não reza a História.

Quanto a desilusões... sabes que elas vão a par com as expectativas geradas.

Expormo-nos, dando muito de nós, não é sinónimo de abrir de par em par as portas da nossa vida. Darmo-nos não é, definitivamente, um estado de sujeição.

Parafraseando alguém, "vai aonde te leva o teu nariz".

Uma grande beijoca, felicidades para esta tua outra casa... e vamos lá ver onde invento o tempo para visitar os amigos.

10:41 da tarde  
Blogger Amaral disse...

Vou precisar de mais tempo para te ler com calma.
Obrigado pela tua visita, vou acrescentar-te ao meu espaço, e vou voltar aqui mais vezes!

10:55 da tarde  
Blogger BlueShell disse...

Concordo contigo...não nos deixemos atrair pelo "lado negro"...que haja paz e harmonia...sem atritos ou atroplelos...
Fica bem e recebe um jinho aqui da Bshell

12:31 da manhã  
Blogger folhasdemim disse...

Concordo em absoluto contigo. Virtualmente, podemos ser e parecer tudo. Fica tudo aparentemente mais fácil, mais rápido, melhor... Com o tempo, conseguimos "ver" as pessoas do outro lado e escolher as que queremos como amigos, pelo menos, virtuais. P.S. Gostei do novo cantinho. Beijokas, Betty :)

12:10 da tarde  
Blogger Å®t Øf £övë disse...

Concordo inteiramente com a tua reflexão em forma de aviso.
De facto é perigoso quando as noitas são potenciadas,e a net é um local onde facilmente isso acontece.
Bjo.

9:58 da tarde  
Blogger lique disse...

>>bertus (Luke, eu bem sabia que ainda havíamos de descobrir que somos irmãos), Daniel, ognid sotavento, Quim ,luna ,ana, titas, menina marota (obrigada pelo depoimento), yardbird, Orca, amaral, blueshell, encandescente, betty, sara, art of love: obrigada pela leitura e pelos comentários.
Tal como disse ali no outro lado ( isto de ter 2 sistemas de comentários é fino mas complicado :)) parece que a conclusão a tirar é que o mal está nas pessoas e não nas ferramentas tecnológicas que, afinal, só nos facilitam o caminho. Qual o caminho, isso somos nós que escolhemos.
Beijinhos e abraços

11:21 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home