terça-feira, março 15, 2005

Não sou poeta

Se eu fosse poeta saberia escrever dos meus dias, não falando simplesmente de tristeza ou alegria. Saberia ornamentar de belas imagens as horas de amor. Não usaria palavras do dia a dia para dizer dos meus estados de alma. Saudade não seria só saudade. Distância não seria assim simplesmente distância. Nada seria tal qual é dito. Talvez quem lesse não percebesse bem o que eu queria dizer. Mas eu sabia. E dizia-o de forma bela.
Mas não sou poeta. Dizem que sou autêntica. O que quer que seja que isso significa. Ser autêntico, para mim, é ser igual a si próprio. Acho que a escrita seria muito enfadonha se eu fosse igual a mim própria e passasse a vida a contar o que me acontece ao longo dos dias. Se ser autêntico é defender aqui o que defendo na vida real, então concedo, sou autêntica. Mas a escrita tem que ser mais do que isso. É certo que parte da realidade, dos pormenores que nos prendem o olhar, de um acontecimento ou até de um sorriso. E sobre isso as palavras aparecem, de forma mais ou menos fluida.
Mas, de certeza absoluta, não sou poeta. Não enfeito, não sou sequer fingidora… Condição essencial, essa de ser fingidor. Se Fernando Pessoa não o tivesse escrito, provavelmente ninguém se lembraria disso. Mas escreveu. Ele era poeta. E sabia.

11 Comentaram:

Blogger Laura Antunes disse...

Tenho dias que sonho com Fernando Pessoa, com as suas palavras. Um Mestre uma inspiração. Muito bem dito Lique :)

1:07 da manhã  
Blogger wind disse...

Podes não ser uma fingidora, mas escreves muito bem e transmites sentimentos no que escreves, amiga:) Muitos beijos:))***

2:04 da tarde  
Blogger Politikus disse...

Belo texto. mas será um poeta um fingidor??? Não, creio que não...

5:10 da tarde  
Blogger Mitsou disse...

Poesia é o que eu vejo e sinto no que escreves. O encanto que deixas em nós. Brilhante. Beijinho, amiga :)

11:54 da tarde  
Blogger Amaral disse...

Podes dizer de forma bela, podes ser real e autêntica, podes falar a tua verdade. A poesia está na alma, a imaginação provém de lugares íntimos.
Nada nem ninguém é perfeitamente igual!
A tua verdade está na partilha dos momentos que são a graça da vida que vives. Partilhá-los ajuda ao crescimento doutras pessoas, sem nos darmos conta que isso está a acontecer...

12:24 da manhã  
Blogger Heloisa B.P disse...

*ELE* ERA, SEM SOMBRA DE DUVIDA!!!!!!! E... *VOCE*, TAMBEM E'!!!!!!!!!
_Mesmo que nao escrevesse POESIA*, se-lo-ia do mesmo modo!_POETA NAO E' SO' QUEM ESCREVE POEMAS MAS SIM QUEM OS SENTE!!!!!
_P'lo que tenho lido de SI* e visto de SUAS ESCOLHAS, E' *POETA*, SIM SENHOR!!!!_No caso em questao, *POETISA*!!!!!!!
Meu Abraco.
Vim continuar a Leitura!
Heloisa B.P.
********************

1:03 da manhã  
Blogger Cris disse...

Quem escreve,
Escreve apenas...
Textos,
Crónicas,
Poemas...
Cartas,
Sorrisos
Ou penas!
Mas escreve...
Escreve apenas...
E dá um pouco de si!

E recebe,
Às vezes,
Um sorriso apenas...
Que vale
Por mil poemas
Mas lhe diz
Para continuar...
Escrevendo... apenas!


beijinho

1:46 da tarde  
Blogger Conceição Paulino disse...

Beijo e muita luz para ti tmb.

4:39 da tarde  
Blogger Å®t Øf £övë disse...

mais uma vez são lindas as tuas palavras...e então ao som desta magnifica musica do Sting ainda ficam mais belas.
Bjo.

12:24 da manhã  
Blogger Ana disse...

Poeta é quem escreve. Poeta é quem sente. Tu és das duas formas.
Obrigada por me ensinares o caminho para aqui.
Um beijo.

12:51 da tarde  
Blogger lique disse...

A TODOS: pronto, meus amigos, demos por encerrada esta reflexão sobre ser ou não ser poeta para a qual todos deram achegas importantes. Devo dizer, no entanto, que eu própria não fiquei ainda esclarecida! :)Teimosias...

Beijinhos e abraços

4:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home