sexta-feira, julho 01, 2005

Batman, o Início

11batman.jpg

O início do Início


Eu não resisto a ir ver um filme deste género, quando por aí aparece. Embora me pareça que esta moda de fazer reviver os heróis da BD no cinema é uma forma de Hollywood tentar fazer-nos esquecer os reais problemas com que o mundo se debate, não nego o valor de puro entretenimento que muitos destes filmes têm.

10batman.jpg

Mestre (vilão) e discípulo


Tenho visto as versões recentes dos “Batman” e, em todos, me tem parecido que algo falha e que, curiosamente, valem mais pela personagem do vilão (lembro particularmente Jack Nicholson como Jocker) que pela forma como tratam o herói.
Este filme tem, logo à partida, um realizador extraordinário. Christopher Nolan realizou Memento e Insomnia. O primeiro é para mim um dos filmes mais originais e surpreendentes, dentro do género. A quem não viu, aconselho que procure em DVD. E, para o entender bem, veja mais que uma vez. É um filme feito “do fim para o princípio”.

batmanpubb.jpg

O último polícia honesto em Gotham City


Em “Batman, O Início”, o cast é de fazer cair o queixo: Christian Bale (o rapaz de “O Império do Sol”), Katie Holmes ( a noivinha de Tom Cruise), Michael Caine, Liam Neeson, Morgan Freeman e Gary Oldman, para não dizer mais.

batmanpubg.jpg

Mordomo e amigo


Claro que um bom realizador somado com um bom cast não dá forçosamente um bom filme. Mas neste caso até acho que a soma está certa. O ambiente é “dark enough” e fiel àquela dualidade de bem e mal que existe na personagem de Batman original.

batmanpubw.jpg

Amigo e aliado precioso

É bem explorada e sem exageros a revolta e a auto-marginalização do príncipe de Gotham City em consequência do assassínio dos pais. Curiosa e com algum humor à mistura, é a forma como nos é mostrada a sua “criação” do Batman que conhecemos.

batmanpubm.jpg

A mocinha


Em conclusão, vê-se bastante bem e tem interesse do princípio ao fim. Efeitos especiais e perseguições com o “batmobile” q.b. Portanto acho que, quem gosta do género, deve ir ver o voo do morcego…


05batman.jpg

5 Comentaram:

Blogger Conceição Paulino disse...

tinha decididdo n/ ver. Obrigada pelo belíssimo comentário ao filme. Bj grande e bom f.s

12:20 da tarde  
Blogger Unknown disse...

não vi mas diseram-me que é de uma violencia enorme....

11:09 da tarde  
Blogger Heloisa B.P disse...

EU, tambem, "DE NOVO", AQUI*!!!
So' lamento nao poder estar AQUI diariamente!
Vejo que tnho perdido bastante!
Deixo-LHE um ABRACO e, VOLTAREI sempre que possa!
Heloisa.
*************************

8:25 da tarde  
Blogger Heloisa disse...

GRATA POR SUAS PALAVRAS NO "Heloisa2"!_Fiquei bem contente de ve-LA por la'!
vou indo um pouquito melhor:OBRIGADA PELOS SEUS VOTOS DE MELHORIA!!!!!!!!
_Estou lendo AQUI* o que tenho em atraso!
_meu Abraco AMIGO!
Heloisa B.P.
*********************

6:34 da tarde  
Blogger BlueShell disse...

Fiquei curiosa, sabes?
hehehe...mas por quenquanto ainda estou às voltas com a papelada!
resolvi começar as minhas visitas, senão...a julgar pelos papéis que continuam a chegar à minha secretária...nem em finais de Julho...Professora sofre!!!
Jinho, BShell

10:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home