terça-feira, junho 07, 2005

O fado das noites daqui

A noite estava morna, de início. Depois a brisa começou a soprar. Não estranhei. As noites de Verão em Oeiras (e este foi um dia de Verão embora o calendário o desminta) têm esse arrepio de vento que pede um qualquer agasalho. Não sei exactamente o que me decidiu a ir até ao Largo da Igreja. Eu não gosto de fado. Será sacrilégio, talvez. Mas tem que ser dito porque eu não ia à espera de me interessar grandemente.
O espectáculo começou à hora. Menos mal. Pontualidade é bonita e eu gosto. E, depois de uma conversa apresentando o “filho da terra” que dispensava apresentações, a voz de Camané fez-se ouvir:

“Eu sei que esperas por mim
Como sempre, como dantes
Nos braços da madrugada...
Eu sei que em nós não há fim,
Somos eternos amantes,
Que não amaram mais nada.”


E eu pensei que era mesmo por causa destas fatalidades todas que não gostava de fado. Mas continuei a ouvir. E, olhando o belíssimo céu estrelado que era cúmplice daquele momento, tentei concentrar-me na voz e no som daquela música que quase nos faz doer. Não foi fácil. Crianças corriam, riam e gritavam como em qualquer espectáculo ao ar livre. E a voz dizia:

“Saudades trago comigo
Do teu corpo e nada mais
Pois a lei por que me sigo
Não tem pecados mortais”

De alguma forma, a magia do fado conseguiu alcançar-me. Aquele som dolente, arrastado ou gingão, deve-nos estar adormecido debaixo da pele. E acorda, de vez em quando. Por isso até consegui sentir aquilo que as letras diziam, como se fosse plausível, como se fosse meu:

“Se ao menos o teu olhar
Desse por mim ao passar
Como um barco sem amarra
Deste fado onde me deito
Subia até ao teu peito
Nas veias de uma guitarra”


Ah, fadista!




(Camané actuou em Oeiras no âmbito das festas do concelho que têm lugar de 3 a 19 de Junho. O programa completo que vale um saltinho até cá está no site da Câmara Municipal de Oeiras)

7 Comentaram:

Blogger Conceição Paulino disse...

Não gosto de tood o fado mas hámtº fado de k gosto. Há qq coisa de encantatório..penso k é disso k falas e sentiste. Bj grande e ;) luminosos

11:25 da manhã  
Blogger Papo-seco disse...

O Camané é um “caso especial”

Já o ouvi na Fnac do Chiado, em Monsanto numa noite fria de verão, no anfiteatro da Faculdade de Belas artes, e por aí...

Umas vezes só ele, outras ele numa perninha em espectáculos de outros

Umas vezes sabia as letras, outras andava aos papeis

Já o ouvi cantar em “brasileiro” uma canção do Chico (horrivelmente, digo eu)

Sei, de saber sabido, que a vida “real” dele não é fácil

Mas quando ele canta............

12:08 da tarde  
Blogger JPD disse...

Olá lique

Eu também não gosto muito de fado.
Reconheço que os poetas que escreveram para Amália deram um contributo enorme à divulgação da poesia mas porque o veículo era a voz da Amália. Mesmo depois do 25 de Abril quando se começou a cantar um certo fado o esforço acabou confinado a esse período e a meia dúzia de vozes. Não gosto do fado por elitismo. Nada disso. O que não aprecio no fado é uma série de tiques que excedem a mimnha tolerância a um cero machismo, marialvismo, a uma certa altivez, é essa a razão que me leva a apreciar mal o fado.
Muito diferente, isso sim, foi a excelente voltinha que deste no relato dessa tua noite de fado em Oeiras.
Muito bem.
Bjs

11:48 da tarde  
Blogger Mitsou disse...

Eu estou como a TMara...gosto de alguns. E dos poemas que neles descobrimos com surpresa, por vezes. Do Camané? Sou fã! :)Beijinhos, linda.

11:58 da tarde  
Blogger Amaral disse...

Deve ser como dizes. A magia do fado deve estar algures, escondido em nós, que desperta quando menos esperamos, gritemos ou não que não "gramamos" o fado!
Coisas dos portugueses…

1:45 da tarde  
Blogger gato_escaldado disse...

não sei se é a guitarra. o que gosto no fado. ou se algumas vozes.

2:01 da tarde  
Blogger Unknown disse...

foi de facto um bom espectáculo. gosto muito do camané. sim, sacrilégio, gosto de fado porra! não de todo mas de algum :) ah e tenho umas belas fotos do espectáculo que vão sair um dia destes. bjks

7:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home