domingo, março 27, 2005

Frágil rebelde




Hoje revi-te. Eras Jim, um adolescente desorientado que, na sua fragilidade, gritava para os pais em constantes discussões:

“You’re tearing me apart”

Ao teu lado, uma quase criança sem amor e uma rapariga igualmente desorientada, em plena crise de crescimento.

Tenho que te relembrar como Cal, no seu convencimento de que é, de facto, um mau rapaz e na sua incessante busca pelo amor do pai. Como não recordar o dramatismo e o desespero com que vê a prenda para o pai recusada?





“All my life, I've wanted your love and tonight I even tried to buy your love”

Como conseguiste emprestar-lhe aquela pena de si próprio, aquele esbanjar de sentimento por um pai severo que não o entende?

De alguma forma, Jett herda essa fragilidade daqueles que foste antes, mesclada com o desejo de afirmação perante Jordan e Leslie que o leva ao sucesso mas também a uma quase auto-destruição. O seu amor sublimado por Leslie traz alguns dos mais belos momentos do filme.

Revejo as tuas fotos. Muitas. Uma em particular, do Gigante, em que, perante Leslie aos teus pés, tens a pose de um crucificado com a espingarda por trás dos ombros.




Fragilidade, dor, beleza. Fotogénico como poucos. Sempre me pareceu que a adoração que a tua figura despertou em várias gerações vem duma atracção mesclada de erotismo e sentimento maternal. Uma mistura explosiva, deve dizer-se.

Não me interessam verdadeiramente muitos dos factos que dizem associados à tua vida real. Interessa-me o teu magnetismo na tela, o teu talento. Interessa-me pensar que, se fosses vivo, terias 74 anos. Não serias uma lenda, nem sei se não terias destruído a tua carreira de actor. Gosto de imaginar-te numa cerimónia dos Óscares a receber um prémio de carreira e a fazer um discurso sarcástico. Mas como é possivel saber o que aconteceria?

Este ano, lá para o Outono, faz 50 anos que morreste. Tinhas 24 anos. Haverá comemorações decerto, os posters com a tua imagem venderão ainda mais. Continuas a vender bem, Jimmy. E a estar no coração de muita gente. Será que alguma vez imaginaste que seria assim?



[James Dean nasceu a 8 de Fevereiro de 1931 e morreu a 30 de Setembro de 1955, num acidente de automóvel. Na sua filmografia, há três filmes memoráveis:

Fúria de viver (Rebel without a cause)

A Leste do Paraíso (East of Eden)

O Gigante (Giant)]

10 Comentaram:

Blogger wind disse...

Genial este texto, Lique. O mito de James Dean. Quem não gosta daquele ar de menino reguila?. Vi os 3 filmes várias vezes sempre com a mesma atenção como se fosse a 1ª vez. E viva James Dean!:) Muitos beijos:))***

10:02 da tarde  
Blogger JPD disse...

Olá lique!

O James Dean terá sido o primeiro ídole do pós guerra que, para tanto, reuniu as condições necessárias à incondicional «adoração»: romper com a geração dos seus pais (estamos nos anos 5o: importantíssimo!); protagonizar uma carreira fulgurante; morrer no auge de tudo: vida, ilusão, amor, carreira...TUDO!
Tendo sido o paradigma da rebeldia geracional, se vivesse, actualmente seria "escarnecido" por incompreendidas concessões? -- provavelmente.
O teu texto está muito bem pensado e muitíssimo bem escrito.
Bjs

10:33 da tarde  
Blogger JPD disse...

Oh lique, peço desculpa: onde lês «ídole» deverás ler ídolo. Malditas gralhas!
Fica bem.

10:35 da tarde  
Blogger VdeAlmeida disse...

Grande texto a um dos grandes ícones do século passado.
Já reparaste que, e salvo raras excepções, naquele que foi o "nosso século", era necessário morrer `cêdo para poder entrar na galeria? :-)
Beijos, Lique, espero que a Páscoa tenha sido óptima

1:21 da tarde  
Blogger Conceição Paulino disse...

Bela homenagem. Se fosse vivo, quem sabe...?Boa semanna. Bjs e ,)

3:50 da tarde  
Blogger Toze disse...

"Não me interessam verdadeiramente muitos dos factos que dizem associados à tua vida real. Interessa-me o teu magnetismo na tela, o teu talento. Interessa-me pensar que, se fosses vivo, terias 74 anos. Não serias uma lenda, nem sei se não terias destruído a tua carreira de actor. Gosto de imaginar-te numa cerimónia dos Óscares a receber um prémio de carreira e a fazer um discurso sarcástico. Mas como é possivel saber o que aconteceria? "

Adorei estas palavras em tom de homenagem Lique !
Beijo Grande )

Finurias

6:26 da tarde  
Blogger M.P. disse...

Ele viveu intensamente todo o seu presente... Ficou mito da eterna juventude... **

10:05 da tarde  
Blogger Amaral disse...

Uma lenda do cinema americano, um dos meus favoritos, apesar da sua tão curta carreira.
O seu estilo inconfundível de representar fez dele um actor que conquistou imediatamente a simpatia do público.
Outros o quiseram imitar, não foi?

10:15 da tarde  
Blogger Non disse...

Morreu. Tornou-se mito.

Como sofria!

11:18 da manhã  
Blogger lique disse...

>>Obrigada a todos os que leram e comentaram a minha peregrinação pela filmografia de James Dean, sem dúvida um dos meus heróis quando se trata de cinema.
Beijinhos e abraços

9:02 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home